terça-feira, janeiro 10, 2006

Curso Anual de PLE (Nível Superior)

Aula de Laboratório Multimédia
dia: 10 de Janeiro de 2005
Uma aula diferente...
Caras alunas e caros alunos, por motivos de saúde não me posso encontrar aí convosco na sala de aula, lamentavelmente. Mas é como se estivesse - a aula estará estruturada aqui no blogue e vocês enviar-me-ão o trabalho via e-mail. Queiram desculpar-me e entender a situação. Assim, teremos - por força do destino - uma oportunidade única de fazer algo semelhante a e-learning (ensino à distância). Esperemos que tudo corra bem! A todos, desejos de um óptimo trabalho.
Área lexical:
- Casa típica
Área textual:
- as 3 fases do processo de escrita:
.. - planificação (tomada de notas, normalmente em forma de tópicos, para estruturar o texto)
.. - redacção (escrita do texto, propriamente dito)
.. - revisão (detecção de imperfeições textuais (mau uso de conectores do discurso, erros ortográficos, erros sintáticos, ...) e remodelação do texto)
Exercícios:
Na continuação do que foi acordado numa das últimas aulas antes das férias, e no decurso da Unidade 8 (Português sem Fronteiras), gostaria que fizessem um texto sobre a casa típica (ou casas típicas) do vosso país. Relacionem os recursos naturais, localização geográfica e clima com as características da habitação.
1) Pesquisar sobre a casa típica do vosso país na internet ou na biblioteca (em obras de referência, como a enciclopédia, por exemplo).
Nota: alunos originários do mesmo país deverão pesquisar sobre diferentes casas típicas, para não ocorrerem repetições.
2) Anotar no Word informações relevantes a que conseguiram chegar durante as vossas pesquisas (fase de planificação), de modo a estruturarem o vosso texto.
3) Escrever o texto no Word. Além de ser um texto descritivo e explicativo, deverão também colocar aspectos mais pessoais (se gostam ou não da casa, se já moraram numa, se as casas estão a ser conservadas ou estão em extinção...).
Terão, quando o texto estiver concluído, de mo enviar para o e-mail anafora@gmail.com .
4) Sugestão de trabalho de pares: cada um dos alunos imprime o seu texto e entrega a um colega diferente para, em conjunto, tentarem corrigir algumas imperfeições textuais. Assim, cada um corrige o texto do outro.
Nota: na próxima aula entregar-vos-ei os textos corrigidos para que possamos comparar com as vossas correcções. Terão também de defender oralmente os vossos trabalhos (5/7 minutos por pessoa).
Bom trabalho e até breve.
(estou contactável pelo meu endereço de e-mail durante todo o tempo de aula. Qualquer dúvida, não hesitem em enviar-me e-mail.)