terça-feira, maio 16, 2006

Curso Anual de PLE (Nível Superior)

Aula de Laboratório Multimédia
dia: 17 de Maio de 2006
Áreas Lexicais:
- A vida
- O amor
- o tempo das cerejas
- as conversas são como as cerejas - umas puxam outras
Áreas Gramaticais:
- Perífrase verbal: haver de + infinitivo (futuro - intenção/convicção)
- Perífrase verbal: ter de + infinitivo (futuro - obrigatoriedade)
Exercícios:
- Audição do fado A estação das cerejas, de Aldina Duarte, para preenchimento de espaços em branco. Análise da letra e identificação das perífrases verbais acima mencionadas.
- Traçar um plano: redacção de planos de intenção e de obrigatoriedade de realização de determinadas acções no futuro. Apresentação à turma.
- Sob o signo da expressão "A conversa é como as cerejas" inventa-se um exercício que estimule as competências de comunicação oral: um aluno começa por falar sobre um assunto e outro, pegando na conversa, tem de começar uma nova com um assunto diferente, mas que de algum modo esteja relacionado, i.e., dando começo à sua conversa com «a propósito disso...» ou «por falar nisso».

Para abrir os documentos:

[A estação das cerejas - fado]
[A estação das cerejas - ficha e correcção]