quarta-feira, março 28, 2007

Laboratório LP - B1 - aula 29 de Março de 2007

Correcção do exercício de Ortografia e Pronúncia, página 165, Português XXI 3:

1 - Eu sei o poema de cor.
2 - Eu tenho muita sede.
3 - A roupa do estendal já está seca.
4- Eu apanhei um molho de salsa.
5 - Nas conferências ele apela sempre para a paz.
6 - Eu gozo contigo, mas não devia gozar.
7 - O peso das batatas é suficiente.
8 - Padre António Vieira prega aos peixes nos seus sermões.
9 - O choro do bebé no primeiro dia de vida é música para os ouvidos da mãe.
10 - Este livro talvez te interesse.
11 - A minha camisola está rota. Tenho de a coser.
12 - Ele fez um acerto de contas com o taxista.
13 - Eu fui colher maçãs naquele pomar.
14 - Sossego sempre que oiço aquela música.
15 - Eu erro sempre nos números do totobola.
16 - O conserto da máquina-de-escrever vai ficar muito caro.
17 - Consolo-te sempre que estás triste.
18 - Estás em óptima forma física! Uma óptima forma de aprender português é ler livros!





Curiosidades: Verbos terminados em -air no Futuro do Conjuntivo e no Infinitivo Pessoal


Exemplo: verbo "sair"





Eu sair
Tu saíres
Ele/ela/você sair
Nós sairmos
Eles/elas/ vocês saírem


Área Gramatical:


- Transposição do Discurso Directo para o Indirecto

Tarefa: Passagem do diálogo da página 114 do manual Português Sem Fronteiras 3 para o discurso indirecto.

Correcção do exercício: aqui.