terça-feira, setembro 09, 2008

AULA 6 CILE - Agosto/Setembro 2008

Dia 9 de Setembro de 2008



O Dia-a-dia - rotina diária (daily routine)



- Presente do Indicativo para Acções Habituais:
Tomar o pequeno-almoço; tomar banho; ir para o trabalho; almoçar; lanchar; jantar; dormir...



- Verbos Reflexos no Presente do Indicativo: Levantar-se; Vestir-se; Pentear-se; Deitar-se



Levantar-se
Eu levanto-me
Tu levantas-te
Ele/Ela/Você levanta-se
Nós levantamo-nos
Vós levantai-vos
Eles/Elas/Vocês levantam-se



Vestir-se
Eu visto-me
Tu vestes-te
Ele/Ela/Você veste-se
Nós vestimo-nos
Vós vestis-vos
Eles/Elas/Vocês vestem-se





Pentear-se
Eu penteio-me
Tu penteias-te
Ele/Ela/Você penteia-se
Nós penteamo-nos
Vós penteai-vos
Eles/Elas/Vocês penteiam-se



Deitar-se
Eu deito-me
Tu deitas-te
Ele/Ela/Você deita-se
Nós deitamo-nos
Vós deitai-vos
Eles/Elas/Vocês deitam-se



- Uso das preposições de tempo: a e de



- Expressão de horas: Às sete horas da manhã; À uma hora da tarde.
[Contracção morfológica: a (preposição) + a/ as (artigo) = à; às]



- Expressões temporais: De manhã; À tarde; À noite. // De semana; Ao sábado; Ao domingo.



Exercícios:



1) - Português XXI 1, Unidade 3: «O dia-a-dia», pp. 47-52



Documentos Áudio:
[Português XXI 1, Unidade 3: «O dia-a-dia», ]
Texto A e B, o dia-a-dia do Pedro e da Isabel, página 47 e ditado da página 49
Dia-a-dia Texto A - Portugues XXI 1



2) Ficha Interactiva sobre a Rotina Diária.



3) Redige um texto sobre a tua Rotina Diária.